terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Como ler de forma mais rápida e eficiente?

 A leitura é essencial na aprendizagem, pois é indispensável para adquirir conhecimento. Mesmo com a crescente diversificação dos suportes informativos, ela continua a ser imprescindível, pois não lemos apenas nos livros, mas também no ecrã do computador quando pesquisamos na Internet, nas páginas dos jornais ou revistas, etc…
Assim, as técnicas que a seguir apresentamos ajudarão a aumentar a eficácia da leitura, visto que não lemos da mesma maneira um romance, um artigo de jornal ou um texto do manual escolar.
Deste modo, podemos distinguir três tipos essenciais de leitura:


1. Leitura «em diagonal»

A leitura "em diagonal" é uma observação "por alto" do material escrito, com o objectivo de formarmos rapidamente uma ideia global do seu conteúdo. Esta observação dá atenção aos índices, títulos, subtítulos, e partes do texto que se encontrem em destaque. Devem ser lidos alguns parágrafos e frases ao acaso, no início, no meio e no fim do texto. Um texto com 10 páginas pode ser lido desta forma em apenas 3 a 6 minutos. Embora este tipo de leitura seja normalmente usado quando não temos muito tempo disponível, também devemos usar esta técnica como primeira leitura de um texto que pretendemos estudar em profundidade.

2. Leitura normal

Trata-se da leitura completa do texto, de forma corrida e sem grandes interrupções. É o tipo de leitura usada para ler uma notícia de jornal ou uma obra literária. Mas também vários textos de estudo requerem este tipo de leitura. Os principais factores a ter em conta para a eficácia da leitura completa são os seguintes:


3. Leitura de estudo

Estudar não é apenas ler. Enquanto que a leitura completa se faz sem paragens, a leitura de estudo é interrompida constantemente para que possamos analisar certos pormenores, ou seja, para pensar, comparar, relacionar, criticar, avaliar, memorizar e efectuar registos relativamente àquilo que estamos a ler. Por isso, é conveniente recorrermos a acções complementares à leitura, como é o caso de:

- sublinhados – devem ser feitos com critério, apenas nas palavras ou frases mais importantes. Podem ainda ser usados diversos tipos de traços (duplos para assinalar parágrafos mais importantes, ondulados, etc.)

- apontamentos – não devem ser meras transcrições do texto, mas sim resumos feitos por nós. Poderão ser constituídos por frases ou por esquemas gráficos que sintetizem relações (setas, desenhos, diversos símbolos).

 Para obtermos o máximo rendimento, a leitura em estudo deve ser sempre precedida das duas formas de leitura anteriores. Os três tipos de leitura implicam técnicas distintas. Mas, em termos globais, podemos considerar os seguintes aspectos praticamente comuns a todos eles:

a)    concentração – é necessário um ambiente calmo e sem ruídos ou outros factores perturbadores.
b)   espírito crítico – ler não é só soletrar, a compreensão implica uma atitude crítica sobre o que se lê, relacionando-o com o que já conhecemos sobre o assunto.
c)    velocidade de leitura – deve ser adaptada ao tipo de textos. Será mais lenta quanto mais complicados eles forem. A leitura não deve ser feita palavra a palavra, mas sim por grupos de palavras abarcadas de uma só vez em cada movimento dos olhos.